Exercícios para o Teste de Avaliação

«Caeiro faz a apologia daquilo que se vê, que nos é revelado e coloca a criação poética no plano do fenómeno natural (tal como a árvore dá frutos, o homem cria versos)»


Num texto bem organizado, de 100 a 200 palavras, comente a afirmação anteriormente transcrita, fundamentando-se nos textos estudados do e sobre o poeta.



XXVI


Às vezes, em dias de luz perfeita e exacta,
Em que as cousas têm toda a realidade que podem ter,
Pergunto a mim próprio devagar
Por que sequer atribuo eu
Beleza às cousas.

Uma flor acaso tem beleza?
Tem beleza acaso um fruto?
Não: têm cor e forma
E existência apenas.
A beleza é o nome de qualquer cousa que não existe
Que eu dou às cousas em troca do agrado que me dão.
Não significa nada.
Então por que digo eu das cousas: são belas?

Sim, mesmo a mim, que vivo só de viver
Invisíveis, vêm ter comigo as mentiras dos homens
Perante as cousas,
Perante as cousas que simplesmente existem.

Que difícil ser próprio e não ver senão o visível!


Alberto Caeiro



Apresente, de forma bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem.

1 - Explique a importância da referência à “luz perfeita e exacta” (v.1) para a compreensão da questão que o sujeito poético coloca a si próprio na primeira estrofe.

2 - Apresente uma possível interpretação para as interrogações patentes da segunda estrofe.

3 - Explicite a tensão dramática vivida pelo “eu”.

4 - Comente a importância do último verso para a compreensão de todo o poema.



Leia, atentamente, o seguinte texto.

“(…) O primeiro grau da poesia lírica é aquele em que o poeta, concentrado no seu sentimento, exprime esse sentimento. Se ele, porém, for uma criatura de sentimentos variáveis e vários, exprimirá como que uma multiplicidade de personagens, unificadas somente pelo temperamento e o estilo. Um passo mais, na escala poética, e temos o poeta que é uma criatura de sentimentos vários e fictícios, mais imaginativo do que sentimental, e vivendo cada estado de alma antes pela inteligência que pela emoção. Este poeta exprimir-se-á como uma multiplicidade de personagens, unificadas, não já pelo temperamento e o estilo, pois que o temperamento está substituído pela imaginação, e o sentimento pela inteligência, mas tão-somente pelo simples estilo. Outro passo, na mesma escala de despersonalização, ou seja, de imaginação, e temos o poeta que em cada um dos seus estados mentais vários se integra de tal modo nele que de todo se despersonaliza, de sorte que, vivendo analiticamente esse estado de alma, faz dele como que a expressão de um outro personagem, e, sendo assim, o mesmo estilo tende a variar. Dê-se o passo final, e teremos um poeta que seja vários poetas, um poeta dramático escrevendo em poesia lírica. Cada grupo de estados de alma mais aproximados insensivelmente se tornará uma personagem, com estilo próprio, com sentimentos porventura diferentes, até opostos, aos típicos do poeta na sua pessoa viva. E assim se terá levado a poesia lírica - ou qualquer forma literária análoga em sua substância à poesia lírica - até à poesia dramática, sem todavia lhe dar a forma de drama, nem explícita nem implicitamente.(…)”


Fernando Pessoa, [Prefácio]às Ficções do Interlúdio



1. Para cada um dos quatro itens que se seguem (1.1., 1.2., 1.3. e 1.4.), escreva, na sua folha de respostas, a letra correspondente à alternativa correcta, de acordo com o sentido do texto.

1.1. Neste excerto, Fernando Pessoa teoriza sobre a
a) génese da poesia lírica.
b) criação poética dramática.
c) gradação inerente à passagem da poesia lírica a dramática.
d) origem da despersonalização do poeta e da poesia.


1.2. Numa primeira fase, a poesia lírica corresponderia à
a) expressão dos sentimentos do poeta.
b) divulgação de uma multiplicidade de personagens.
c) manifestação de sentimentos fictícios.
d) concepção dramática da poesia.


1.3. A poesia dramática tem como resultado a
a) capacidade imaginativa do poeta.
b) substituição do temperamento pela imaginação.
c) recusa da emoção e do predomínio da intelectualização.
d) transformação do poeta em vários poetas.

1.4. Levar a poesia lírica até à dramática exige a
a) atribuição de uma personagem a cada grupo de estados de alma.
b) aproximação dos sentimentos dos outros poetas aos do poeta principal.
c) existência de sentimentos comuns e específicos em cada poeta inventado.
d) proximidade entre as personagens criadas e a pessoa viva que as criou.



68 comentários:

Ricardo disse...

Boa tarde, sou um aluno do 12º e gostaria de saber se seria possivel disponibilizar-me a resolução desta actividade. Obrigada,
se for possivel envie para o seguinte e-mail:
ricardo_santos280@hotmail.com

Emília Silva disse...

Boa noite. Tal como o colega Ricardo, também eu sou uma aluna do 12º ano e, se possível, queria também ter acesso à resolução desta actividade.

Se for possível, envie para o e-mail:
e_patrici@hotmail.com

Obrigada

Maria Mantas disse...

Olá, boa tarde. Tal como eles, também gostaria de ter a resolução destes exercícios, parecem ser óptimos para treinar.
Se for possível, envie para o e-mail:
mcqmantas@gmail.com

Obrigada

Anónimo disse...

Olá! Boa noite! Sou, também, um aluno do 12.º que gostaria de ter acesso à resolução destas questões. Preciso de praticar para os testes e exame de português...

Se for possível, envie, por favor para chartblast@iol.pt

Obrigado!

12 disse...

Olá, boa tarde. Tal como os restantes, também gostaria de ter a resolução destes exercícios, parecem ser óptimos para treinar.
Se for possível, envie para o e-mail:
rafael_imbundeiro@hotmail.com

Anónimo disse...

Boas tardes , Sendo eu tambem aluno do 12º anos gostaria de obter as respostas sff . Obrigado !
Email em questao : alexxmonteiro@hotmail.fr

Anónimo disse...

Boa tarde, queria saber se é possível disponibilizar a resolução desta actividade. Obrigada

Se for possível, envie para o e-mail:
patriciapenela@gmail.com

Inês disse...

Boa tarde, seria possível disponibilizar a resolução da activiadade? Seria uma grande ajuda.

Se possível, pode enviar para:
nesita_77@hotmail.com

Desde já, muito obrigada.

Sangue - A Fonte de Vida disse...

seria possível alguém me fornecer a resolução do comentário????nelito200@hotmail.com

Anónimo disse...

boa tarde. ficaria agradecido se alguem me pudesse fornecer a correçao. se for possivel enviem para o mail : kate20111957@hotmail.com.
obrigado

Anónimo disse...

Olá, tal como os restantes também gostaria se me pudesse disponibilizar a resolução desta actividade,

se possivel envie para o seguinte email: mjay@hotmail.com

Ana disse...

Olá!!

Sou aluna do 12º ano e gostaria de obter a resolução desta atividade.

Se tal fosse possivel, o meu e-mail é mcda@sapo.pt

Obrigado!

Anónimo disse...

Olá sou uma aluna do 12.º ano e gostaria de ter acesso à resolução deste teste.

Se possível enviem para este mail: artick.xbox@gmail.com


Obrigada

Anónimo disse...

Boa tarde, estou no 12º ano e precisava da correcção deste exercicio. Obrigado.
nunorafa24@live.com.pt

Nuno disse...

Boa tarde, estou no 12º ano e precisava da correcção deste exercicio. Obrigado.
nunorafa24@live.com.pt

Anónimo disse...

sou aluna do 12 ano e gostaria de ter acesso a correçao da actividade. Se for possivel envie para o meu e mail :patricia6rc@hotmail.com

Anónimo disse...

Como os restantes, sou aluno do 12 ano. Se possível gostaria que me enviasse a correçao para o seguinte e-mail: crestor.crestor@sapo.pt

Obrigado pela disponibilidade e Boas Festas!

Anónimo disse...

Bom dia, já agora... já que tambem sou um estudante do 12ºAno, será que me poderia enviar a resoluçao para
zelu8@hotmail.com

sara disse...

como os meus colegas aqui.. também sou aluna do 12 e gostava de obter a resolução da ficha..

se for possível envie para o e-mail: saramateus13@gmail.com

obrigada

Onequer disse...

Olá!
Sou aluno do 12º ano e gostaria de obter a resolução desta atividade para treinar melhor para os testes e exame de português.

Se tal fosse possivel, o meu e-mail é onecker13@hotmail.com
Obrigado!

Joao Paulo disse...

aqui vai mais um pedido como muitos outros anteriores, tembém eu sou um aluno do 12º ano e gostaria, se possivel, receber uma resoluçao para esta actividade :)
Muito obrigado. O meu e-mail é:
joaopaulojunior@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde, sou aluna do 12º ano e tal como os meus restantes colegas gostaria de saber se seria possível disponibilizar-me a resolução destes exercícios! Se for possível, por favor envie-me para o meu e-mail: danielalex94_8@hotmail.com

Muito obrigada! =)

Li Menina Mulher disse...

Boa tarde,

Eu concorri este ano para os exames infelizmente o meu 12 nao foi feito no ensino normal mas sim novas oportunidades e estou a estudar sozinha.

Se me pudesse enviar me alguns testes e respectivas correcoes eu agradecia!
Obrigada! =)

http://bypinkhighheels.blogspot.pt/
lili_brit@msn.com

Ithi disse...

Olá!

Gostaria , por gentileza, que me enviasse a resolução das questões.

ithiana@hotmail.com

Obrigada

Anónimo disse...

Olá você poderia me passar o Gabarito das questões?
Ficarei muito grato.
bico.empresas@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde, será que como que me pode mandar a resolução destes exercícios?
Se possível este é o meu e-mail:
daniela.95.carvalho@gmail.com
Obrigado

Anónimo disse...

Boa noite,
Estou a preparar-me para os exames nacionais. Pode, por favor, enviar-me testes e exercícios com as respectivas correcções?
Muito obrigada.
e-mail: copla_75@hotmail.com

Anónimo disse...

será possivel enviar a correção disto? obrigada karolina_10066@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde seria possivel enviar me a correção do exercicio? inesmoreirasousa15@gmail.com

Unknown disse...

Será que alguém que já saiba as soluções a spode por aqui nos comentário?

Unknown disse...

Olá, sou aluna do 12º ano e tal como os restantes também gostaria que me disponibilizasse a resolução desta actividade,

se possivel envie para o seguinte email: katarina_kaxtro@hotmail.com

Ou então se qualquer um dos restantes ja tiver a resolução e nao se importar de me enviar o mail é o mesmo :)
Obrigada.

Anónimo disse...

Boa noite! era possível enviar a correção deste exercício para o email até amanhã? ou entao deixar aqui? era mais facil. Obrigado.

Anónimo disse...

Boa noite. Se fosse possivel gostaria de ter a resolução destes exercícios, sff.
Se for possível, envie para o e-mail: sara.perico@hotmail.com

obrigada

Unknown disse...

ola, boa noite.
Podia me mandar a resolução deste teste se faz favor, com urgência. Se possível para o seguinte mail sofia_santos96@hotmail.com
Obrigada.

Unknown disse...

Boa noite. Se fosse possivel gostaria de ter a resolução destes exercícios, sff.
Se for possível, envie para o e-mail:kady_18@live.com.pt

obrigada

Ana disse...

Boa noite, sou aluna do 12º ano e também gostaria, se possível, ter a resolução dos exercícios.
Obrigada, se puder envie para este e-mail: anacunha001@gmail.com
Obrigada novamente.

Anónimo disse...

Boa tarde, sou um aluno do 12º e gostaria de saber se seria possível disponibilizar-me a resolução desta actividade. Obrigada,
se for possivel envie para o seguinte e-mail:
cari.coelho@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá, boa noite! Sou aluna de 12ºano e gostaria de obter a resolução desta atividade.
Se for possível, por favor envie para o seguinte e-mail:
lrsf_1997@hotmail.com

Anónimo disse...

*relativamente ao comentário anterior obrigado :)

Anónimo disse...

Olá! Boa noite.
Estou no 12º ano de escolaridade e, assim sendo, gostaria de saber se seria possivel disponibilizar-me a resolução do teste.

Muito Obrigada,
se for possivel envie para o seguinte:
jessica22@live.com.pt

Anónimo disse...

Boa noite, como o resto do pessoal que está a comentar, gostaria de saber se era possível alguém me enviar a e solução desta ficha..

andresousateixeira@gmail.com

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Boa tarde, sou uma aluna do 12º ano e gostaria de ter acesso á resolução desta atividade.
Se for possivel, envie o -mail para:
anadias0197@hotmail.com

Tina disse...

Boa tarde sou aluna do 12 ano e gostaria de ter acesso as resoluções , obrigada !
mariacamilamoreira@gmail.com

Unknown disse...

Boa noite, eu sou aluna do 12º e, se não fosse de muito incomodo, gostaria de ter acesso à resolução. Obrigada :)
bi.bi.98@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde! Eu sou aluna do 12º e gostaria de ter acesso à resolução! Obrigada :)

scaf.1998@gmail.com

Afonso Vieira disse...

Olá, tal como os outros eu gostaria que me enviasse a resolução destes exercícios, se possível. Muito obrigado.

afonsorafvieira@gmail.com.pt

Afonso Vieira disse...

Olá, tal como os outros eu gostaria que me enviasse a resolução destes exercícios, se possível. Muito obrigado.

afonsorafvieira@gmail.com

Ps:é a mesma mensagem porque que menganei na escrita do email. Mais uma vez, obrigado.

Maria Inês disse...

Boa tarde! Eu sou aluna do 12º e gostaria de ter acesso à resolução! Obrigada! :)

mermar.ines@gmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde!
Poderia disponibilizar a correção deste teste?
Agredecia imenso.
Se for possível, envie para o e-mail fgabrielrr@gmail.com
Obrigado.

Unknown disse...

Boa noite, sou também aluna do 12º ano de um curso profissional como sou candidata a Exame Nacional gostaria de ter acesso a resolução dos vários exercícios que nos disponibiliza. Disponho o meu contacto e aguardo ansiosamente, lilianaqueiroz96@gmail.com
Agradeço desde já a sua disponibilidade!

Unknown disse...

Boa noite Poderia disponibilizar a correção deste teste?
Agredecia imenso.
Se for possível, envie para o e-mail william.mig97@gmail.com
Obrigado.

Liliana Rodrigues disse...

Boa noite Poderia disponibilizar a correção deste teste?
Se for possível, envie para o e-mail l.iliana@live.com.pt
Obrigado.

Unknown disse...

boa noite, será possível disponibilizar a resolução deste teste ?
se possível envie para o e-mail rodrigofreitas1998@hotmail.com

Anónimo disse...

Poderia disponibilizar a correcção?

Joao Rodrigues disse...

Será possível disponibilizar a resolução deste teste ?
Se possível envie para o e-mail rjoao653@gmail.com
Obrigado.

João disse...

boa tarde, sou um aluno do 12º e gostaria de saber se seria possível disponibilizar-me a resolução destes exercícios
se possível envie para o e-mail: Jaofilipe14@gmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde gostei imenso das dicas,mas também gostaria que nos dessem as soluçõessssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Anónimo disse...

POderia disponibilizar as propostas de resolucao dos exercicios para o seguinte e-mail: sarafilipaleal@gmail.com sff? obrigada

Anónimo disse...

POderia disponibilizar as propostas de resolucao dos exercicios para o seguinte e-mail: didifofy@sapo.pt
obrigada

Anocas disse...

Poderia disponibilizar as propostas de resolucao dos exercicios para o seguinte e-mail: ana.s.coelho97@hotmail.com
obrigada

Unknown disse...

tal como todos os restantes, poderia me disponibilizar as propostas da resolução dos exercícios para o e-mail: brunapatricia.f.leitao@hotmail.com
obrigada

Unknown disse...

Boa noite,podia me disponibilizar as propostas de resolução dos exercícios de alberto caeiro? taty.seixas@hotmail.com
obrigada


Ines disse...

tal como todos os restantes, poderia me disponibilizar as propostas da resolução dos exercícios para o e-mail: imnf999@gmail.com
obrigada

Anónimo disse...

Boa tarde, gostaria, também, da resolução dos exercícios. Se possível enviar para o e-mail jpsundfeld@gmail.com

cantores disse...

Poderia enviar-me as soluções para o ma marisa24@live.com.pt?

Claudia disse...

Poderia me enviar as soluções para claudiaabreu2004@gmail.com ?

Obrigada

Anónimo disse...

ola como pudera ver eu sou mal a purtoges sera que puderia me depnobilzare as resulussoes do texte para o emaile 09393@esrda.edu.pt

Anónimo disse...

desculpe engneime no maile 09303@esrda.edu.pt