Exercícios - pergunta B




“ A Mensagem é toda ela um acto de paixão pela pátria, que a confunde com a aspiração de um povo, a passar além de si e dar ao mundo novos mundos que só a inteligência poética pode achar.”


Silvina Rodrigues Lopes




Comente o excerto transcrito, num texto expositivo-argumentativo de 80 a 120 palavras, tendo em conta o estudo realizado do poema pessoano, não se esquecendo de referir alguns poemas que consolidem a sua resposta.




Com base nos conhecimentos que possui da obra camoniana Os Lusíadas, redija, para cada um dos seguintes tópicos, um parágrafo, com um mínimo de 40 palavras, que pudesse ser inserido num sítio da Internet:
- a mitificação do herói;
- o desalento do Poeta.



Na carta a Adolfo Casais Monteiro, Pessoa afirma, referindo-se a Caeiro: "… aparecera em mim o meu Mestre."

Num texto com 80 a 120 palavras, aprecie esta afirmação, apoiando-se em poemas de Caeiro que a possam justificar.




Na carta a Adolfo Casais Monteiro, Pessoa refere "E assim fiz o Opiário, em que tentei dar todas as tendências latentes do Álvaro de Campos, conforme haviam de ser depois reveladas, mas sem haver qualquer traço de contacto com o seu mestre Caeiro".

Fazendo apelo à sua experiência de leitura, apresente os "ensinamentos" do mestre Caeiro aos seus "discípulos" Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Desenvolva a sua reflexão num texto bem estruturado, de 80 a 120 palavras.


O que há em mim é sobretudo cansaço -
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada -
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.
(Álvaro de Campos)

Partindo da sua experiência de leitura, identifique o traço de poesia deste heterónimo de Fernando Pessoa a que atribui maior importância. Fundamente a sua resposta, aludindo a poemas lidos, num texto bem estruturado, com cerca de 80 a 120 palavras.
Partindo da afirmação transcrita, elabore um texto expositivo-argumentativo de 80 a 120 palavras em que refira os aspectos fundamentais, a nível temático, da poética de Ricardo Reis.
“Reis procura simplesmente aderir ao momento presente, gozá-lo, sem nada pedir.”
Tendo em conta o estudo que fez da poesia de Ricardo Reis, comente e fundamente, num texto com cerca de 80 a 120 palavras, a afirmação que se segue:

Ricardo Reis é considerado um homem lúcido e cauteloso, que tenta construir uma felicidade relativa, um misto de resignação e de moderado gozo que não compromete a sua liberdade interior.

Sem comentários: