As Categorias do Processo Dramático


A acção
A acção de um texto dramático compreende a sucessão e encadeamento dos acontecimentos vividos pela actuação das personagens. Nela podemos encontrar uma estrutura externa e uma estrutura interna.

- Estrutura externa
De um modo geral, estamos habituados à divisão da obra dramática em actos e cenas. Contudo, consoante a época e o tipo de texto, há algumas particularidades. Por exemplo, o teatro tradicional e clássico apresenta uma estrutura mais ou menos fixa, através da divisão da acção em actos, cenas e quadros: os actos são indicativos de mudança de cenários; as cenas e quadros, de mudança de personagens em cena.
Por sua vez, quer a tragédia quer a comédia gregas e latinas apresentam uma divisão em três ou cinco actos, constituindo o prólogo, os episódios e o epílogo.
No entanto, no que respeita ao teatro moderno, narrativo ou épico, a constução é mais complexa, embora articulada, não havendo respeito pelas normas tradicionais da estrutura externa.


- Estrutura interna (momentos determinantes da acção)
A acção dramática desenrola-se de modo semelhante à acção narrativa, isto é, as acções das personagens correspondem à introdução, ao desenvolvimento e à conclusão, havendo, no entanto, especificidades que decorrem do facto de ser um texto que se destina à representação. Sendo assim, temos uma estrutura baseada:
- na exposição, que consiste na apresentação de personagens e de antecedentes da acção;
- no conflito, que diz respeito ao conjunto de peripécias que fazem avançar a acção;
- no desenlace, que constitui o desfecho da acção dramática.


As Personagens

Concepção e formulação
-> Planas ou "tipos" - personagens sem vida interior, estáticas, sem densidade psicológica, dado que ao longo da acção o seu comportamento não se altera, apresentando alguns traços psicológicos característicos, que não sofrem transformações. É o caso, por exemplo, dos três governadores do reino: D. Miguel Forjaz, Beresford e Principal Sousa, em Felizmente Há Luar!, de Luís de Sttau Monteiro.

-> Modeladas ou redondas - personagens dotadas de densidade psicológica, dinâmicas, com vida interior, podendo apresentar evolução no seu comportamento e nas suas atitudes. É o caso, por exemplo, de Matilde, da obra que referimos.

Papel desempenhado na acção
-> Protagonista ou personagem principal

-> Personagens secundárias

-> Figurantes

Processos de caracterização
-> Directa - pode ocorrer através das informações dadas pelas didascálias, através das palavras da personagem acerca de si própria ou de outras personagens e ainda através da descrição de aspectos físicos e psicológicos.

-> Indirecta - é a partir dos comportamentos, das atitudes, dos gestos, dos sentimentos, dos símbolos das personagens que o leitor tira as suas conclusões acerca das características das personagens, traçando o seu perfil psicológico.

O Tempo
O tempo em que decorre a acção dramática é curto, o necessário à apresentação do conflito, ao seu desenrolar e ao desenlace. Distinguimos três "tempos":
- Tempo da representação - duração da acção em palco.
- Tempo da história (acção) - época em que decorre a acção.
- Tempo da produção literária - altura em que o autor escreve a obra.

O Espaço
O espaço é caracterizado pelas didascálias, que fornecem informações necessárias à construção dos cenários. Podemos falar de dois tipos de espaço:
- Espaço cénico ou representado - aquele que diz respeito aos cenários onde decorre a acção e que estabelece a comunicação com os espectadores. São importantes o som, a luz, o guarda-roupa, entre outros.
- Espaço aludido - aquele que é referido pelas personagens, mas não é representado, ou seja, apenas lhe é feita alusão.


Sem comentários: