No estudo do género dramático é necessário distinguir texto dramático de teatro ou representação teatral.
O texto dramático é entendido como pertencendo ao género literário do drama. Nele está implícita a dinâmica do conflito, onde as personagens representam as acções e reacções humanas numa atitude de comunicação directa entre si e o espectador. A sua função é servir o teatro; daí dizer-se que o texto dramático tem como finalidade a representação através dos actores. Trata-se, pois, de uma representação directa, que implica a sua concretização perante um público e a ausência de narrador. Os acontecimentos são representados de uma forma viva pelo facto de o drama ser, acima de tudo, acção.
O texto dramático é entendido como pertencendo ao género literário do drama. Nele está implícita a dinâmica do conflito, onde as personagens representam as acções e reacções humanas numa atitude de comunicação directa entre si e o espectador. A sua função é servir o teatro; daí dizer-se que o texto dramático tem como finalidade a representação através dos actores. Trata-se, pois, de uma representação directa, que implica a sua concretização perante um público e a ausência de narrador. Os acontecimentos são representados de uma forma viva pelo facto de o drama ser, acima de tudo, acção.
É pelo facto de o texto dramático se destinar ao teatro que se distinguem nele características específicas, nomeadamente a existência de dois textos paralelos: o texto principal e o texto secundário.
- O texto principal (discurso dramático):
É constituído pelas falas das personagens intervenientes na acção e escutado pelos espectadores.
- O texto secundário (didascálico):
É o conjunto de indicações cénicas (didascálias) que se destinam ao leitor, ao encenador e ao actor, fornecendo-lhes informações sobre a movimentação cénica das personagens, o cenário, o vestuário, a luz, o tom de voz, os gestos, a postura em cena, a estrutura externa da obra (divisão em actos, cenas ou quadros), etc. Texto não mencionado pelo discurso dos actores, mas indirectamente presente na representação.
- O texto principal (discurso dramático):
É constituído pelas falas das personagens intervenientes na acção e escutado pelos espectadores.
- O texto secundário (didascálico):
É o conjunto de indicações cénicas (didascálias) que se destinam ao leitor, ao encenador e ao actor, fornecendo-lhes informações sobre a movimentação cénica das personagens, o cenário, o vestuário, a luz, o tom de voz, os gestos, a postura em cena, a estrutura externa da obra (divisão em actos, cenas ou quadros), etc. Texto não mencionado pelo discurso dos actores, mas indirectamente presente na representação.
Há ainda outras características igualmente importantes no estudo do texto que se destina à representação:
-> é constituído predominantemente sob a forma de diálogo e, por vezes, monólogos e apartes;
-> ausência de descrições, que são substituídas pelas informações contidas nas didascálias, quer sobre o cenário quer sobre os ambientes, quer sobre as personagens;
-> registo de língua oral, concretizado através dos diferentes níveis de língua a utilizar de acordo com a personagem que se representa, com a situação, etc.;
-> as personagens assumem o papel do narrador, dando progressão aos acontecimentos através do discurso directo;
-> consequentemente, o tempo verbal predominante é o presente, porque a acção é vivida e transmitida pelas personagens ao mesmo tempo.
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